Botafogo 0 x 1 Internacional


Torcida deu show, mas o Botafogo não fez a sua parte — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Ninguém ama como a gente
(Foto Vitor Silva / Botafogo)

Fico reparando nas críticas da torcida (do torcedor) em relação ao técnico Alberto Valentim e fico pensando que nós o ovacionamos quando vencemos o Carioca de 2018. Sim, sei o que vai dizer: atualmente tal campeonato não serve de parâmetro. Mais de um ano depois, tento analisar a situação e penso que, talvez, seja difícil mensurar qual time é o pior: aquele de 2018 ou este, atual. Talvez o Botafogo tenha tido sorte; talvez a estrela de Joel Carli tenha brilhado; talvez o Vasco tenha sido incompetente...talvez o regulamento irregular, tenha beneficiado o Botafogo. Enfim, talvez, tenha sido só sorte mesmo! Qual o pior time? Não saberia dizer, se este ou de 2019 (o atual), mas fato é que, com time limitado, Alberto Valentim nos deu um título: mesmo que tenha sido o "carioquinha".

Antes do jogo começar, ali pela leste inferior, tive a oportunidade de registrar mais um momento, momento este como aquele de 2012 o qual não imaginava tirar fotos com jogadores da base do Botafogo e ainda ter a camisa autografada, ontem eu tirei uma foto com o ex - presidente do Botaofgo (dito eterno presidente) Carlos Augusto Montenegro, campeão brasileiro em 1995! Foi também por este momento que tive a oportunidade de estar com alguns amigos de rede social, os quais gostaria de conhecê - los faz algum tempo...

A gente sempre arranja aquele tempinho, para, antes do jogo cumprimentar um ou outro amigo, em algum ponto equidistante de onde você esteja para formarmos aquela corrente positiva.

Obviamente que nós queremos a vitória; a vitória no jogo de ontem faria com que nosso sofrimento acabasse, mas quis o destino (e a sorte) que não fosse ontem! Repito: a vitória era essencial, mas nada se compara estar ao lado de amigos (dos amigos) bebendo aquele gelo, rindo, confraternizando. Então, você chega a conclusão de que ninguém ama (de fato) como a gente.

Alertado por um dos amigos com os quais iria assistir ao jogo, fui ao encontro de Roby Porto (filho do saudoso Roberto Porto), que até pouco tempo narrava jogos no canal por assinatura Sportv. Não só o cumprimentei, como também registrei tal momento e, comentei que tenho um dos livros de seu pai.

Confesso que não vi o dito "frango" do Gatito. Em crônicas anteriores as quais algumas dessas não tive a oportunidade de escrever aqui por falta de tempo e problemas pessoais a serem resolvidos, podendo assim escrever apenas em meu facebook de maneira diferente da qual escrevo aqui, comentei algo que um amigo disse em um desses últimos jogos que foi o seguinte: "na situação na qual o Botafogo se encontra, nós estamos vindo mais para apoiar, do que para ver o jogo em si! Daí o fato de eu não ter reparado no lance envolvendo nosso goleiro. Comentei também em crônicas anteriores (algumas delas aqui mesmo) que o Gatito já não tão unânime entre alguns torcedores. Quanto a mim, sempre digo que ele tem crédito e no jogo de ontem ele fez boas defesas, mas como o resultado não veio, alguém tinha de ser o culpado e o goleiro foi a bola da vez! Alguns torcedores (principalmente os que defenderam o goleiro) disseram que o Botafogo brincou de perder gols, faltou eficiência. Com isso, na visão desses torcedores, a culpa do coletivo, do grupo.

Em gesto de exasperação diante de um lance ainda no primeiro tempo, ao descer minha mão, sem querer acertei uma torcedora, a qual imediatamente pedi desculpas. Estava com seu filho nos braços que (por sinal) durante algum tempo (enquanto não cansou) balançava os braços miúdos quando cantava "não se compara". No intervalo, conversei com calma com a jovem mãe e também o pai do filho dela; falei a minha idade e, por eles serem mais jovens, decidi saúde ao primeiro herdeiro do casal e, no que diz respeito ao futebol do Botafogo, que todos nós, mas principalmente os mais jovens como ele e o filho, possam começar a ver, já no início do ano que vem a ascensão do nosso time!

A visão de jogo que eu tive é a de que o Botafogo não jogou mal: fez um bom primeiro tempo; mas o Internacional voltou melhor, tendo achado o gol aos 38 minutos do segundo tempo: que pena! Mas o Botafogo foi guerreiro e tentou o empate: eu acreditava, acreditei até o final que o gol poderia ter saído, mas infelizmente não aconteceu...

Não quero me precipitar ao dizer que a torcida está perseguindo o jogador Fernando (lateral); mas também, mesmo que seja o caso, não posso defendê - lo (pelo menos, citando um exemplo, como foi com Rodrigo Pimpão), mas há de convir que os escorregões, os tombos que ele leva em determinadas jogadas, a falta de equilíbrio do jogador, vem irritando a nós os torcedores faz um tempo. Porém, acho que Fernando está sentindo o peso da cobrança do torcedor e, se formos levar em consideração que os últimos jogos tem comparecido mais torcedores, talvez este fato o esteja deixando ansioso ou algo do tipo. Diante destas circunstâncias, houve torcedor pedindo a entrada de Marcinho que, de fato, fez com que o jogo melhorasse um pouco; Marcelo tem obtido cada vez mais o respeito da torcida e foi elogiado no jogo de ontem; Yuri se viu envolvido em um lance (ao meu ver pênalti) não marcado pela arbitragem: Nos questionamos por onde andaria o VAR!

João Paulo na base da garra e sacrifício (mais uma vez) foi destaque no jogo de ontem; Alex Santana (mais uma vez foi criticado), Léo Valência o substituiu, mas aparentemente não fez muita diferença.

Luiz Fernando teve boa movimentação; Rhuan perdeu gol  tal qual com Diego Souza que (apesar de fazer a diferença), ontem pouco produziu.

A torcida se propôs (mesmo com o resultado adverso) seguir apoiando após o término do jogo. Aliás a torcida fez uma festa bonita e dois amigos meus viriam a dizer que, quando a torcida cisma de comparecer em número muito maior do que já vinha comparecendo, o Botafogo "entrega" o jogo: o empate ontem teria estado de bom tamanho. Já um outro amigo, disse que foi só alguns desses torcedores que talvez estivesse um tempo afastado ir, para que o Botafogo perdesse! Ainda falando sobre a torcida, foi uma mistura de músicas que (pra variar) a gente não sabia qual música cantar!

Saudações Alvinegras!




Botafogo 0 x 1 Internacional Botafogo 0 x 1 Internacional Reviewed by Thiago de Castro on dezembro 01, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

Ads Home
FogoNotícias