Retrospectiva Botafogo - 2010

Confira aqui todos os fatos e acontecimento que aconteceram com o Botafogo de Futebol e Regatas neste ano de 2010, em um retrospectiva preparada pelo FogoNotícias.

Depois do final de 2009 conturbado, quando o Alvinegro quase foi rebaixado para a segunda divisão, o Botafogo começou o ano desacreditado e como mero coadjuvante no Campeonato Carioca, competição na qual o alvinegro terminou campeão.

A chegada de Loco Abreu

Uma das principais contratações do Botafogo para 2010, o atacante Sebastian Abreu, chegou com pompa de ídolo. Com direito a recepção no aeroporto, arquibancada lotada em seu primeiro treino e apresentação de gala, o atacante uruguaio caiu rapidamente nas graças da torcida.

Veja abaixo o primeiro gol de El Loco Abreu com a camisa do Botafogo


O primeiro jogo do Campeonato Carioca

Ainda desacreditado, o Botafogo estreou no Campeonato Carioca contra o Macaé, no dia 17 de janeiro, por 3 a 2. Um dos gols foi marcado pelo então estreante Herrera, que se tornaria um dos principais jogadores do Botafogo na temporada.


Os 6 a 0 diante o Vasco

Já entrosado, o Botafogo faria o seu primeiro clássico na temporada diante do Vasco da Gama. Apesar de embalado, o Botafogo sofreu uma das maiores goleadas da sua história. O Alvinegro foi derrotado pelo placar de 6 a 0 para o clube cruzmaltino, o que resultou na revolta dos torcedores e antigos dirigentes, como Carlos Augusto Montenegro e Ricardo Rotenberg. A goleada também resultou na chegada de Joel Santana, que chegou para assumir o lugar do técnico Estavam Soares, que caiu no mesmo dia em que o Bota foi atropelado pelo Vasco.

A descoberta de um talismã

Franzino, mas rápido e habilidoso, o atacante Caio fez a sua estréia no Botafogo contra o América, justamente no jogo da estréia de Joel Santana. O jogador entrou no segundo tempo e fez o gol da vitória contra o Sangue. Daí em diante, o atacante sempre entrava no segundo tempo e fazia gols importantes. Por causa disso o atacante receberia o apelido de Talismã da torcida alvinegra e seria “adotado” como filho do técnico Joel Santana.

A vitória por 2 a 1 diante do Flamengo.

Algoz nos últimos três anos, o Flamengo entraria novamente no caminho do Botafogo, só que agora na semifinal da Taça Guanabara. Com uma atuação de gala, o Botafogo derrotou o rubro-negro de virada por 2 a 1, com gols de Marcelo Cordeiro e Caio.


O Título da Taça Guanabara e a volta por cima

Depois de trucidar o Botafogo, o Vasco apareceria mais uma vez no caminho do Botafogo. As duas equipes fariam então, a final da Taça Guanabara. Mas para quem achou que o Alvinegro jogaria acuado depois da goleada sofrida pela equipe de São Januário se enganou. O Bota fez 2 a 0 no Vasco, venceu o primeiro turno do Campeonato Carioca, de a volta por cima e foi a sua 5ª final de Campeonato Carioca seguida.


A Eliminação da Copa do Brasil.

Depois do título da Taça Guanabara, o Botafogo voltou os seus olhos para a Copa do Brasil, mas sem sucesso. Assim como em 2009, o Alvinegro foi eliminado na segunda fase, só que agora pelo Santa Cruz. Depois de vencer por 1 a 0 em Pernambuco, o Alvinegro perdeu por 3 a 2 no Rio de Janeiro e deu adeus mais cedo à competição.


O Título do Campeonato Carioca

Depois de vencer o Fluminense por 2 a 1 na final da Taça Rio, o Botafogo teria pela frente novamente o Flamengo. Era o fantasma do “Tetra-Vice” rondando General Severiano. Mais ao contrário dos últimos anos, a torcida do Botafogo compareceu ao estádio e abraçou o time, que não decepcionou. Comandado por Jefferson, Herrera, Joel Santana e Loco Abreu, o Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 1, com direito a cavadinha de Abreu, e conquistou o título estadual de forma direta, já que venceu a Taça Guanabara.


O primeiro jogo do Brasileirão

Apesar de calar a boca dos críticos, o Botafogo começou o Campeonato Brasileiro como candidato ao rebaixamento, segundo a mídia. Logo na sua primeira partida no nacional, o Botafogo enfrentaria o time sensação de 2010. O Santos de Neymar, Ganso, Robinho e Cia. Jogando de igual para igual, o Botafogo ficou no 3 a 3 com o alvinegro praiano.


A volta de Jobson

Salvador do Botafogo em 2009, Jobson, depois de ficar seis meses de fora devido ao uso de crack, retornou ao Botafogo, depois de muito esforço da diretoria Alvinegra. O jogador chegou para cumprir um contrato de cinco anos com o Alvinegro da Estrela Solitária.

O Mundo Alvinegro

Na Copa do Mundo de 2010, o prestígio de Loco Abreu com a torcida já estava lá em cima. Com a convocação do camisa 13 para disputar o Mundial pela seleção uruguaia, o seu nome e o nome do Botafogo ganhou grande repercussão na mídia nacional e internacional. A moral do atacante era tanta, que fez até com que grande parte dos torcessem pelo Uruguai e não para o Brasil.

Mas o ápice do atacante no Mundial foi na partida contra a seleção de Gana, pelas quartas-de-final da competição, quando ele repetiu a famosa “cavadinha” que humilhou o goleiro Bruno, e levou a celeste a semifinal da competição.


A volta do MAGO

Jogador símbolo do Glorioso em 2009 (além de Jobson), Maicosuel atou menos de cinco meses pelo Botafogo na temporada passada, mas foi o suficiente para cativar a torcida do Botafogo e tornar o Alvinegro seu clube de coração. Esses foram os principais fatores para a volta do meia ao Alvinegro, que foi recebido com pompa de ídolo.


As perseguições a Lucio Flavio

Sem apresentar o mesmo futebol vistoso de que apresentou de 2006 a 2009, Lucio Flavio se tornou o alvo principal da torcida do Botafogo, que pedia a sua saída do clube. Lento em campo e apresentando um futebol apático, o meia foi aos poucos tendo a sua relação com a torcida “minada” (no que culminaria na sua saída do clube, em dezembro).

A lesão de Maicosuel

Em menos de 10 jogos, Maicosuel já dava o retorno ao esforço feito pela diretoria, tanto dentro quanto fora de campo. Mas na partida contra o Vasco, pelo segundo turno do Brasileirão, sozinho, o meio-campo lesionou o joelho direito e ficou de fora do restante do Campeonato, o que afetou drasticamente o desempenho do Botafogo no Campeonato.

As indisciplinas de Jobson

Jobson já não tinha uma boa fama diante da imprensa desde os tempos de Brasiliense, quando chegou bêbado ao treino da equipe da capital federal. Sua reputação se manchou ainda mais depois do episódio do doping. Mesmo com os problemas do passado, Jobson não parou de aprontar. Depois de faltar a dois treinos seguidos e chegar atrasado à concentração, o atacante foi punido em 40% dos seus vencimentos (duas vezes) e teve em cheque a sua permanência no clube.

O primeiro título do Engenhão

Arrendado pelo Botafogo em 2007, o Engenhão passou a ser o estádio do Botafogo. Com mais de cem jogos durante estes 3 anos, o Botafogo não conquistou sequer um título no estádio. Com o fechamento do Maracanã para as obras de 2014, os rivais Flamengo e Fluminense passaram a jogar na arena alvinegra.

Na última rodada do Brasileirão 2010, o Fluminense recebeu o Guarani, no Engenhão. Venceu, foi campeão brasileiro e deu ao Engenhão o seu primeiro título.

O fim de Campeonato Brasileiro do Botafogo

O Botafogo fez uma boa campanha no Campeonato Brasileiro 2010. Apesar dos 17 empates, o Alvinegro brigou pelo título durante boa parte da competição e chegou a última rodada brigando pela eventual quarta vaga na Copa Libertadores. Mas o Botafogo não foi páreo para o Grêmio, dentro do Olímpico, perdeu por 3 a 0 e ficou fora do torneio continental.

O Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro com 59 pontos, 14 vitórias, 17 empates e 7 derrotas, ficando na sexta colocação.

O “adeus” de Lucio Flavio

Após perseguir o até então camisa 10 do Botafogo durante todo o Campeonato Brasileiro, a torcida do Glorioso finalmente teve o que ela queria. Exatamente no dia 07/12/2010, o meia Lucio Flavio anunciou o fim do seu vínculo com o clube de General Severiano, o que foi bastante festejado pelos torcedores que não gostavam do desempenho do atleta.

Destaque da Temporada

Loco Abreu

Jefferson

Pereba da Temporada

Lucio Flavio

Leandro Guerreiro

Melhor jogo do ano


Botafogo 2x1 Flamengo - Final do Campeonato Carioca

Pior jogo do ano


Botafogo 0x6 Vasco - Taça Guanabara 2010

Foto da Temporada

Depois de perder o título do Campeonato Carioca para o Flamengo por três vezes consecutivas, o Botafogo e sua torcida pôde finalmente desabafar e solar o grito de campeão.

Então é isso, pessoal. Chegamos a mais um final de temporada, que foi muito boa para o nosso Glorioso Botafogo e para o FogoNotícias. Espero que todos tenham gostado desta pequena retrospectiva que fizemos do ano do Botafogo.

Muito obrigado a todas as 24.513 mil pessoas que nos acompanharam até este dia e que fizeram este ano de 2010 ser ótimo para o nosso blog.

Metas alcançadas em 2010

*Transmissão ao vivo de todos os jogos através da rádio FogoNotícias e em Tempo Real - FEITO
*Matérias exclusivas em General Severiano e Marechal Hermes - FEITO
*Entrevistas com jogadores da base - X
*Projeto de criação da TV FogoNotícias - FEITO

Metas para 2011

Cobertura de jogos do Botafogo com fotos e vídeos
Transmissão ao vivo dos jogos do Botafogo em 2011
Cobertura dos demais esportes do Botafogo (vôlei, futsal, basquete, futebol americano e de praia...)
Entrevista com os jogadores do clube e das categorias de base

Então pessoal, mais uma vez muito obrigado e até 2011.

Obs.: Continuaremos atualizando o nosso vai e vem e interagindo pelo twitter. Mesmo com o recesso, o nosso sorteio acontecerá.


Grato,
Igor Melo.
Retrospectiva Botafogo - 2010 Retrospectiva Botafogo - 2010 Reviewed by Igor do IB on dezembro 11, 2010 Rating: 5

Um comentário

  1. Perfeita retrospectiva, não faltou nada.

    É isso aí xará de sobrenome, desejo que todas as metas do blog para 2011 sejam realizadas. Confesso que quando eu queria saber sobre venda de ingressos eu vinha ver aqui e não no site oficial do clube... rs

    Um grande abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir

Publicidade

Ads Home
FogoNotícias