Há 16 anos, o Botafogo era o maior da América
Há exatos 16 anos atrás, um Botafogo chamado de fraco pelos torcedores,conquistou a América. Mas apesar de fraco, o time jogou a competição com gana e raça, e nos dois primeiros confrontos, passou facilmente pelos seus dois adversários, Bragantino e Caracas, da Venezuela, respectivamente.
Mas nas semi-finas, o clube mostrou a que veio. Depois de perder o primeiro jogo por 3x1 para o Atlético-MG, a equipe mostrou mais uma vez raça e vontade e consegui passar pela equipe mineira, fazendo um lindo 3x1 no Caio Martins (VIDE O VIDEO ABAIXO)
Chegamos a final. Em um jogo bastente truncado, conseguimos o empate no Uruguai por 1 a 1.
Chegou o grande dia. A grande decisão no Maracanã. A prova de FOGO literalmente para um jovem elenco alvinegro. Mas o adiversário não era qualquer um. Era simplismente o Peñarol. Cinco vezes campeão da Libertadores e três vezes campeão do Mundo. Mais com o ínicio da partida, isso tornou-se apenas estatísticas para o elenco do Botafogo.
Mas com um goleiro que so faltou fazer chover, o Peñarol segurou o empate, e quando atacou foi fatal. Em um lambança da zaga do Botafogo, o atacante Perdomo que não tinha nada a ver com isso conclui para o gol, fazendo 1x0 para o Peñarol.
Mas logo depois,mostrando raça acima de tudo, Eliel cobrando falta e com a ajuda do goleiro, empatou para o Botafogo. Mas o melhor ainda estava por vir.
Em uma linda jogada ensaiada, Sinval faz um gol épico, um dos mais bonitos que ja vi em uma cobrança de falta e põe FOGO no Maracanã. Botafogo 2x1 Peñarol. Até então parecia o gol do título.
Mas parecia. Mostrando muita raça como de costume, o Botafogo resiste a as pancadas dos jogadores do time uruguaio. Tentando passar força para os jogadores alvinegros, Carlos Alberto Torres é expulso pelo juíz argentino.
Soltando o grito de "É campeão", e fazendo muita festa no Maracanã, um silêncio pavoroso toma conta do Maracanã. Era Otero empatando o jogo para o Penãrol. Era o momento que pasava pela cabeça dos jogadores a conhecida frase: "Tem coisas que só acontecem ao Botafogo".
Acabou o jogo. Chega as temidas cobraças de pênaltis, que na época, não trazia boas lembranças aos brasileiros. Que o diga Sinval, que fazendo um lindo gol no tempo normal, perde o primeiro pênalti. era o medo tomando conta do Maracanã.
Mas era ai que brilharia a estrela do goleiro Wiliam, que viraria heroi a partir do momento que defendeu o primeiro pênalti cobrado por Ferreira, do Peñarol.
Logo depois Botafogo faz 3 gols seguidos.
É a vez de De los Santos cobrar para o Peñarol, era o coração dos Botafoguenses batendo a mil por hora.
Concetrou-se, correu e... Perdeu. A partir daí começou a festa da torcida apaixonada do Botafogo, que conquistára o seu primeiro titulo internacional oficial da história.
Era a prova que os jogadores do elenco "fraco" precisavam para mostrar que era fortes, fortes o bastante para mostrar que puderam acabar com a banca uruguaia e mostrar para o Mundo o que é o Botafogo. O clube de tantas glórias e tantos títulos, agora era visto por todo o Pan-americano.
E o jovem goleiro Wiliam, que se tornaria o herói do título, ao defender duas cobranças.
Nos dias de hoje, entrevistado o goleiro Wágner, ídolo do Botafogo, que fazia parte daquele grupo disse:
- A competição não era tão badalada, mas foi muito comemorada por nós. Havia muito tempo que o Botafogo não conquistavam um título internacional e nós vencemos uma equipe que na época era uma das melhores do continente. A Conmebol até hoje é muito lembrada pelos botafoguenses – lembra Wagner, atualmente integrante da comissão técnica.
Veja o vídeo do duelo no Maracanã e a reportagem do Globo Esporte na época:
Por: Igor Melo
Há 16 anos, o Botafogo era o maior da América
Reviewed by Igor do IB
on
setembro 29, 2009
Rating:
Nenhum comentário