COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Veja tudo o que rolou no 1º dia de competição.

  • Cerimônia de abertura:
Pirotecnia fica de lado, e festa de abertura começa com a celebração do povo


Centenas de pessoas apresentam belas coreografias no gramado do estádio Ellis Park, em em Johanesburgo



A África do Sul se vestiu de alegria para celebrar o início da Copa das Confederações , neste domingo. Na festa de abertura, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo, não houve show pirotécnico ou de tecnologia. O país preferiu privilegiar aquilo que tem de mais bonito - o seu povo.

Diante de um estádio apenas parcialmente ocupado, centenas de pessoas apresentaram belas coreografias no gramado. Depois, pintaram o próprio corpo de amarelo, azul, vermelho e verde para simbolizar o que a nova África do Sul deseja ser - um país que respeita e convive em harmonia com todas as cores.

Juntas com dançarinos que vestiam branco e preto, formaram em seguida a jovem bandeira do país, criada há apenas 15 anos com o fim do Apartheid. Depois, todos foram cobertos por um enorme pano branco e, por baixo dele, pintaram a bandeira da Copa das Confederações.


Após os cerca de 30 minutos de apresentação, todos pularam no gramado comemorando a chegada da Copa das Confederações. Felizes por serem, pela primeira vez, o centro esportivo do planeta.


- Veja Algumas fotos da cerimônia de abertura
Agência/Getty Images
Centenas de pessoas formam mosaico com as cores da bandeira da África do Sul


Agência/Getty Images
Bandeiras dos países participantes desfilam no gramado do Ellis Park



  • Os primeiros jogos:

Seleção anfitriã empata e Joel reclama

‘O resultado não foi o que esperávamos’, afirma técnico da África do Sul após o 0 a 0 com o Iraque em Johanesburgo


O técnico Joel Santana reconheceu que o empate em 0 a 0 contra o Iraque, na abertura da Copa das Confederações, foi ruim para a África do Sul (confira no vídeo ao lado os melhores momentos da partida). O técnico elogiou o domínio de seu time em campo, mas reclamou das chances de gol desperdiçadas.

- O resultado não foi o que esperávamos, porque nós tivemos duas situações muito claras, né? Nós não vamos ter dez, vamos ter três ou quatro. Precisávamos ter feito uma. Mas é futebol, nem sempre ganha o melhor - analisou.

Joel também criticou a postura do Iraque, que, segundo ele, parou propositalmente o jogo várias vezes. Durante a partida, Joel chegou a discutir com o banco de reservas do Iraque. Antes da entrevista coletiva, quando cruzou com o técnico Bora Milutinovic e alguns integrantes da comissão técnica iraquiana, voltou a reclamar da postura dos adversários e, em um breve instante, chegou a falar asperamente em inglês após uma pergunta de um jornalista americano.


- Você sabe quanto tempo de jogo teve no primeiro tempo? Foram 30 minutos! O time adversário só quis parar o jogo - reclamou, antes de voltar a falar em português.

Ele ainda foi irônico ao comentar a comemoração dos iraquianos com o empate.

- Eu esperava que um time campeão continental fosse mais ousado, mas eles só jogaram no nosso erro. O Iraque tem que festejar mesmo, perder os gols que a gente perdeu... Como a gente ia adivinhar que um jogador nosso ia tirar a bola de dentro do gol? - lamentou.



Desentendimentos entre as comissões técnicas


As comissões técnicas da África do Sul e do Iraque se desentenderam durante e depois do empate em 0 a 0 entre as duas seleções, na abertura da Copa das Confederações. No final do primeiro tempo, Joel Santana reclamou ostensivamente com o banco de reservas adversário por causa do antijogo praticado pelo Iraque. Na saída para os vestiários, Joel também se estranhou com os iraquianos.

Mas o pior aconteceu no intervalo entre as entrevistas coletivas de Bora Milutinovic, técnico do Iraque, e Joel Santana. Ao deixar a entrevista com sorriso no rosto, por causa do resultado, Bora encontrou Joel e seu auxiliar Jairo Leal na antesala. Os brasileiros reclamaram e Jairo chegou a empurrar um integrante da comissão técnica iraquiana. Um funcionário da Fifa apareceu para acalmar os ânimos e depois fechou a porta para evitar que a imprensa visse o restante do bate-boca.


Ficha Técnica

ÁFRICA DO SUL 0 x 0 IRAQUE
Khune, Booth, Gaxa, Masilela, Mhlongo; Mokoena, Sibaya, Dikgacoi, Modise; Fanteni (Mashego), Parker (Piennar). Mohammed K., Mohamed Ali, Fareed M., Ali Hussein; Basem, Salam, Nashat, Mahdi (Sahli), Karrar (Hawar); Imad (Alaa A.) e Younus.
Técnico: Joel Santana. Técnico: Bora Milutinovic.
Cartões amarelos: Fanteni e Sibaya (África do Sul). Nashat (Iraque)
Estádio: Ellis Park, Johanesburgo (África do Sul). Data: 14/06/2009. Árbitro: Jorge Larrionda (URU). Auxiliares: Pablo Fandino e Mauricio Espinosa (URU).


Melhores Momentos:





Agência/Reuters
Espanha massacra a Nova Zelândia

Fernando Torres faz três gols e assume a artilharia da Copa das Confederações. Fúria mostra que é, de fato, uma das favoritas ao título


A seleção da Espanha mostrou neste domingo porque é a primeira colocada do ranking da Fifa e atual campeã da Eurocopa. Jogando no estádio Royal Bafokeng, em Rustenburg, a Fúria massacrou a modesta Nova Zelândia por 5 a 0 na estreia das duas seleções na Copa das Confederações e mostrou que é, de fato, uma das favoritas ao título.



Com o resultado, a equipe do técnico Vicente Del Bosque manteve uma invencibilidade de 33 partidas (não perde desde 15 de novembro de 2006, quando foi superada pela Romênia por 1 a 0) e assumiu a liderança do grupo A com três pontos. Iraque e África do Sul, que empataram em 0 a 0 mais cedo em Johanesburgo, dividem o segundo lugar com um ponto. De quebra, a Espanha já tem o artilheiro da competição: Fernando Torres, que anotou três gols na partida.


pesar do estádio vazio, a Espanha não sentiu falta do calor da torcida e começou pressionando o time da Oceania. E não demorou muito para o show começar. Após assistência de Fábregas, o atacante Fernando Torres, na entrada da área, bateu de chapa com estilo e colocou no canto de Moss aos seis minutos. Foi o primeiro gol da Copa das Confederações 2009 (confira no vídeo ao lado).

Com a vantagem no placar, a Fúria seguiu solta e ampliou aos 14 minutos. Riera fez belo lance individual pelo lado esquerdo e tocou para Villa que, esperto e mostrando ótima visão de jogo, rolou para trás. Fernando Torres, mostrando o faro de artilheiro que faz a alegria da torcida do Liverpool, só teve o trabalho de deslocar o goleiro adversário.


Três minutos depois, em nova jogada pela esquerda, o lateral Capdevilla cruzou com precisão na cabeça do atacante dos Reds fazer o terceiro dele na partida e o 23º com a camisa da Espanha na carreira.

“Pressão” da Nova Zelândia

Aos 24, quando tinha mais de 70% de posse de bola, a Fúria chegou ao quarto. Capdevilla atacou mais uma vez de garçom e deu uma assistência para Fábregas colocar no fundo das redes.

Acuada, a Nova Zelândia conseguiu dar sua primeira finalização na partida apenas aos 37 minutos, com o atacante Killen cabeceando sem muita força para defesa de Casillas. Antes do término da primeira etapa, Mulligan, em boa cobrança de falta, obrigou o goleiro do Real Madrid fazer bela intervenção em um raro momento no qual a equipe da Oceania conseguiu manter a bola no campo da Espanha.



No entanto, o segundo tempo veio e a Espanha pisou no acelerador e fez o quinto logo aos três minutos. Fernando Torres deu uma de ponta, driblou dois marcadores e cruzou para área na direção de Villa que, após se aproveitar de uma incrível furada do zagueiro Boyens – que pelo lance merecia figurar no quadro bola murcha do “Fantástico” -, só teve o trabalho de escorar para o gol (confira no vídeo ao lado).



Com o marcador ao seu favor, a Espanha tocou a bola e desperdiçou boas chances de igualar a segunda maior goleada da história da Copa das Confederações que pertence ao Brasil. Em 1997, a equipe canarinho bateu a Austrália por 6 a 0. O placar mais dilatado também pertence à seleção: 8 a 2 na Arábia Saudita, em 1999.

Ficha Técnica

NOVA ZELÂNDIA 0 x 5 ESPANHA
Moss, Mulligan, Lochhead, Vicelich, Boyens, Elliott, Brockie (Christie), Bertos, Brown, Smeltz (James), Killen (Bright). Casillas, Ramos (Arbeloa), Albiol, Puyol, Capdevila, Riera, Xavi (Cazorla), Xabi Alonso, Fábregas, Torres (David Silva), Villa.
Técnico: Jarrod Smith. Técnico: Vicente Del Bosque.
Gols: Fernando Torres, aos 6, 14 e 17 minutos do primeiro tempo; Fábregas, aos 24 do primeiro tempo. Villa, aos três minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos:
Estádio: Royal Bafokeng, Rustenburg (África do Sul). Data: 14/06/2009. Árbitro: Coffi Codja (BEN). Auxiliares: Komi Konyoh (TOG) e Alexis Fassinou (BEN).

Melhores Momentos




  • Jogos de Amanhã:
Segunda 15/06/2009
  • 11:00
  • 15:30
COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Veja tudo o que rolou no 1º dia de competição. COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Veja tudo o que rolou no 1º dia de competição. Reviewed by Igor do IB on junho 14, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

Ads Home
FogoNotícias