COPA DAS CONEDERAÇÕES: Veja como foram os jogos de África do Sul e Espanha

  • África do Sul 2x0 Nova Zeândia

Agência/AFP

África do Sul vence a Nova Zelândia e alivia a pressão sobre Joel Santana


Equipe do técnico brasileiro assume o segundo lugar e precisa de apenas um empate contra a Espanha, na última rodada, para avançar à semifinal



Três dias após tirar um gol do próprio time em cima da linha, o atacante Parker foi o grande herói da vitória da África do Sul sobre a Nova Zelândia por 2 a 0, em Rustemburgo. Um resultado que levou o time da casa ao segundo lugar e diminuiu a pressão sobre o técnico Joel Santana. Na próxima partida, contra a poderosa Espanha, um empate garante a África do Sul na segunda fase da Copa das Confederações.

Mas foi uma vitória sofrida para Joel. Não pelo placar, mas pelos erros dos sul-africanos. Eram apenas dois minutos de jogo e o atacante Fanteni já tinha dado uma furada constrangedora dentro da área. Modise tentou no minuto seguinte, mas o chute saiu fraquinho. Fanteni até acertou o gol, aos nove minutos, só que o árbitro acertadamente marcou impedimento. Aos 16, Piennar teve espaço, ajeitou a bola como quis na entrada da área, mas mandou no meio do gol. E diante do show de incompetência, Joel bem que deve ter pensado por que ele é tão criticado se seus atacantes simplesmente não sabem fazer gol.

Até que aos 20 minutos, Masilela fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Parker. O atacante nem pegou tão bem na bola, mas o desvio no zagueiro Boyens matou o goleiro da Nova Zelândia. África do Sul 1 a 0.

Fanteni quase fez o segundo, aos 33. Ele arrancou do meio-campo com liberdade, deu belo drible em Mullingan, encheu o pé, mas a bola foi no centro do gol e Moss conseguiu desviar.

Assim como na estréia, contra o Iraque, a África do Sul dominava a partida, criava chances, mas tinha enorme dificuldade para concluir. Joel nem precisava falar nada no intervalo, bastava entregar uma forma para o pé de cada jogador.


Como não dava para fazer isso, o técnico continuou sofrendo do banco com a falta de pontaria de seu time no segundo tempo. Com cinco minutos, já tinham saído duas belas triangulações, que terminaram no pé de Modise e de lá para as nuvens.


Mas aos sete minutos finalmente veio o segundo gol, de novo em jogada pela esquerda de Masilela para Parker. E o atacante, meio de coxa, meio de barriga, desviou para fazer 2 a 0.


Só que o desespero de Joel continuava. Aos 16, ele até fez cara de choro quando Gaxa, sozinho, caiu sentado ao furar um cruzamento. Aos 18, resolveu tirar o atrapalhado Fanteni para lançar Mashego. E o atacante do Orlando Pirates mostrou por que consegue ser reserva de Fanteni, ao perder três grandes chances aos 35, 37 e 44 minutos - a última livre na entrada da pequena área.


Ficha técnica:

ÁFRICA DO SUL 2 x 0 NOVA ZELÂNDIA
Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Dikgacoi, Sibaya, Modise, Parker (Tshabalala) e Pienaar; Fanteni (Mashego). Moss; Mulligan, Vicelich, Boyens e Lochhead; Bertos (James), Brown (Oughton), Christie e Elliot; Smeltz e Killen (Wood).
Técnico: Joel Santana. Técnico: Ricki Herbert.
Gols: Parker, aos 21 minutos do primeiro tempo; Parker, aos 7 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Pienaar (África do Sul); Christie, Vicelich, Smeltz e Boyens (Nova Zelândia)

Cartão vermelho:

Estádio: Royal Bakofeng, em Rustemburgo. Data: 17/06/2009. Árbitro: Benito Archundia (México). Auxiliares: Marvin Torrentera e Hector Vergara (Canadá).

Veja um dos gols da partida:



  • Espanha 1x0 Iraque

Agência/AFP

Sem brilho, Espanha vence o Iraque por 1x0



David Villa garante o triunfo da Fúria em Bloemfontein


Depois do show diante da Nova Zelândia na estreia, a Espanha diminuiu o ritmo e, apesar de não ter levado sustos, derrotou o Iraque apenas por 1 a 0, nesta quarta-feira, na abertura da segunda rodada da Copa das Confederações. O atacante David Villa foi o autor do gol da vitória

Com o resultado, a Fúria chegou aos seis pontos no grupo A e já garantiu uma das vagas nas semifinais. De quebra, a seleção do técnico Vicente Del Bosque mantém uma incrível invencibilidade de 34 jogos (não perde desde novembro de 2006). Ao todo, nas últimas 52 partidas que disputou, a Espanha foi derrotada apenas duas vezes.


Espanha com quatro mudanças

Com duas mudanças na zaga (Marchena e Piqué nos lugares de Puyol e Albiol) e duas no meio-de-campo (Cazorla e Mata nas vagas de Fábregas e Silva) em relação ao time que goleou a Nova Zelândia na estreia, a Espanha começou a partida em ritmo mais lento do que o imposto contra a equipe da Oceania.

O primeiro lance de perigo só aconteceu aos 16 minutos, quando após um belo passe de Xavi, Torres ficou cara a cara com o goleiro iraquiano Mohammed Kassid. No entanto, o artilheiro do torneio com três gols desperdiçou a oportunidade.

Aos 24, a torcida no Free State chegou a gritar gol após belo arremate de David Villa acertar a rede. O problema é que a bola foi pelo lado de fora. O Iraque, por sua vez, ficava na retranca e não dava muitas chances aos espanhóis.


Villa martela e marca

Depois do primeiro tempo abaixo da média, a Fúria voltou mais disposta na segunda etapa e, aos seis minutos, Villa, sozinho, testou em cima do arqueiro do Iraque.

Três minutos depois, após belo cruzamento de Capdevilla, o atacante do Valencia não desperdiçou e abriu o marcador de cabeça.


Com a vantagem no placar, a Espanha seguiu com maior posse de bola, mas não conseguiu ampliar o resultado, que deixou os iraquianos, atuais campeões asiáticos, na terceira colocação com um ponto. Mais tarde, em outro jogo do grupo A, a anfitriã África do Sul recebe a lanterna Nova Zelândia no complemento da segunda rodada.


Ficha técnica:

ESPANHA 1 x 0 IRAQUE
Casillas; Sergio Ramos, Marchena, Piqué e Capdevila; Xabi Alonso, Xavi (Busquets), Cazorla (Silva) e Mata; Fernando Torres e David Villa (Guiza). Mohammed Kassid; Hawar (Karrar), Mohammed Ali, Fareed, Ali Hussein e Basem; Nashat, Alaa A. (Younus) e Samer (Mahid); Muayad e Salam.
Técnico: Vicente Del Bosque. Técnico: Bora Milutinovic..
Gols: David Villa, aos nove minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marchena e Xabi Alonso (Espanha); Basem (Iraque).
Estádio: Free State, em Bloemfontein, África do Sul. Data: 17/06/2009. Árbitro: Matthew Breeze (Austrália). Auxiliares: Matthew Cream e Ben Wilson (Ambos da Austrália).

O gol da partida:



Confira os jogos de amanhã

Quinta, 18/06/2009
COPA DAS CONEDERAÇÕES: Veja como foram os jogos de África do Sul e Espanha COPA DAS CONEDERAÇÕES:  Veja como foram os jogos de África do Sul e Espanha Reviewed by Igor do IB on junho 17, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

Ads Home
FogoNotícias