Apático, Fogão sucumbe ao Voltaço: 1 a 2
De virada, Alvinegro perde invencibilidade na Taça GB em pleno Engenhão
A noite, definitivamente, não era alvinegra. Apesar de ter saído na frente, o Botafogo acabou derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 1, no Engenhão, e deu adeus à invencibilidade no Campeonato Carioca. A falta de inspiração foi principal inimigo do time de Ney Franco, cujo gol foi marcado por Victor Simões. Fernando e Fabrício Carvalho viraram.
Agora, o Fogão está a três pontos do arqui-rival Flamengo, na vice-liderança do Grupo B. Já o clube aurinegro, que conquistou sua primeira vitória, pulou da sétima para a quinta posição, com quatro.
O Botafogo demorou para acordar na partida. A correria imposta pelo Volta Redonda dificultava muito a saída de bola alvinegra, algo até rotineiro nos jogos contra os pequenos. Por isso, ao apostar nos contra-ataques, a equipe do técnico Aílton, com mais espaço, criou duas boas chances para abrir o placar, com Fernando, ex-Flamengo, e depois com Bruno Barra.
No lado do time da casa, Victor Simões era o único que representava perigo para a defesa rival, mas, sozinho, tinha dificuldades para concluir. Porém, bastou Reinaldo, seu companheiro, abrir os olhos pela primeira vez, e a primeira grande jogada saiu. O camisa 7 rolou para trás e deixou Simões de frente para o gol. O atacante só teve o trabalho de deslocar o goleiro ao bater de pé direito para fazer 1 a 0.
Mal despertou, e o Alvinegro cochilou outra vez. Um minuto depois, Fernando aproveitou-se de rebatida errada da defesa, tocou na saída de Renan, que ainda abafou, mas não conseguiu evitar o empate. Vale destacar, porém, que Ricardo Luiz estava impedido no primeiro lançamento.
De pé novamente, o Botafogo tornou a ser agressivo, mas encontrou um Volta Redonda bem postado atrás e interrompendo o jogo com muitas faltas.
Ambos os times voltaram do intervalo sem alterações. Mas, antes que o time dirigido por Ney Franco pudesse se organizar, o Voltaço virou o jogo. Fabrício Carvalho bateu falta direto para o gol e, no susto, Renan foi enganado e aceitou. A desvantagem não fez nada bem para o Botafogo, que poderia ter sofrido pelo menos mais um.
Aos poucos, porém, com o recuo do adversário, o Alvinegro passou a dominar as ações. Era inexplicável apenas a razão de seguir com três defensores, uma vez que o Volta Redonda só contra-atacava com dois jogadores. De tanto imprensar, Leandro Guerreiro se tornou um meia. Mas de nada adiantava. O Botafogo não conseguia invadir a ameaçar o goleiro Edinho.
Com Jean Carioca e Eduardo nas vagas de Túlio Souza e Emerson, respectivamente, a equipe de Ney Franco ganhou em movimentação, mas errava muito. A torcida presente ao Engenhão, em pequeno número, ficou impaciente.
Nos quinze minutos finais, o Voltaço chegou a ter dez homens dentro da área. Foi o suficiente para que o Botafogo praticamente não desse mais um chute certo a gol, o que lhe valeu o fim da invencibilidade na temporada.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 1 X 2 VOLTA REDONDA
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 5/2/2009 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Noel Laranja (RJ)
Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvea (RJ) Sérgio Waldman (RJ)
Renda/público: R$ 71.603,00 / 4.583 pagantes
Cartões amarelos: Juninho (BOT); Dedé, Wanderson, Zambi, Bruno Barra e Tiago (VOL)
Cartão vermelho: Tiago, 45'/2ºT (VOL)
GOLS: Victor Simões, 29'/1ºT (1-0); Fernando, 29'/1ºT (1-1); Fabrício Carvalho, 8'/2ºT (1-2)
BOTAFOGO: Renan; Emerson (Thiaguinho, 20'/2ºT), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel (Lucas Silva, 41'/2ºT), Túlio Souza (Jean Carioca, 12'/2ºT), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões - Técnico: Ney Franco.
VOLTA REDONDA: Edinho, Dedé, Júnior Baiano e Arlindo; Júlio Cezar, Fabrício Carvalho, Bruno Barra, Fernando (Tiago, 37'/2ºT), Ricardo Luiz (Leonardo, 41'/2ºT) e Wanderson; Zambi (Fernandão, 31'/2ºT) - Técnico: Aílton Ferraz
Fonte: Lancenet.com.br
Nenhum comentário