Botafogo 0 x 1 Resende - para refletir


Botafogo x Resende - Zé Ricardo
Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Fui com duas amigas de longa data assistir ao jogo de ontem. Andando pelo entorno do estádio era possível saber que não iria encher ( encher que eu digo seria os mesmos 5 mil de sempre). Cumprimentei um amigo meu que perguntou se eu já iria entrar e lhe disse que (já imaginando por conta da péssima campanha que muitos não iriam aparecer) se quisesse juntar - se a mim e aos meus amigos (os que ainda iriam chegar) não seria difícil de me encontrar. Ainda não havíamos ido para arquibancada e, enquanto bebíamos um gelo, minhas duas amigas conversavam com outros três torcedores amigos delas (duas moças e um senhor). Não demorou muito chegou outros três amigos (da turma, já conhecidos e que - sempre que possível se fazem presente - para assistir ao jogo) e, enquanto eles conversavam, fui comprar mais duas cervejas e cumprimentei um amigo o qual já conheço desde 2012! Fomos para o "lugar da superstição" (que já estava ocupado) e ficamos conversando um pouco mais pensando onde iríamos nos acomodar para assistir ao jogo...como era de se imaginar, vi muitos conhecidos, amigos recentes ou não. Esta crônica será um pouco diferente: como você pode reparar, só citei os torcedores e, a tônica da crônica será nós os torcedores e o que o clube por meio de sua diretoria vem fazendo conosco...

Deixe - me fazer um complemento ao parágrafo acima: faço parte (atualmente) de alguns poucos grupos de whatsapp e antes de entrar encontrei - me com um amigo que disse estar no grupo perguntando quem iria e que éramos tudo modinha! Mesmo tendo falado com ele antes de entrar no estádio, só para zoar, disse que estava presente. Um outro amigo do grupo, disse que só volta para o estádio quando a atual diretoria sair! Está percebendo a razão pela qual estou falando, citando mais exemplos de torcedores e suas opiniões? A atual diretoria que, se não passa credibilidade para os que estão de fora, que estão perdendo jogadores para a concorrência; perdendo jogadores que nem se quer deseja vir jogar em nosso clube, imagina o torcedor? É doloroso dizer, mas será que, quando essa diretoria sair, ainda existirá um Botafogo para se torcer? Falaremos sobre isso um pouco mais a frente...

Antes do jogo começar, a promotora de vendas de chopp da Brahma gritava: "olha a Brahma"! Tive que rir (acho que você iria rir também) a voz estridente, o estádio vazio, pareceu - me que ela estava em desespero querendo vender! Com pena, quase que comprei o chopp...encontramos um lugar para assistir ao jogo; fazia pouco tempo que o jogo havia começado e, comentei com uma das minhas amigas que havia sentado ao meu lado que o time do Resende estava jogando atrás e que o Botafogo (que teria algumas chances) não conseguia furar o seu bloqueio; o time do Resende marcava (e marcava bem) a saída de bola do Botafogo! E, creia - me: os times ditos pequenos não são mais "pequenos" (na minha opinião), eu diria que estão começando a se tornar médios.: faz tempos que eles nos perturbam e, até por conta disso que, o regulamento é feito visando beneficiar os grandes! Em pé, logo atrás da gente, os torcedores passaram todo o primeiro tempo reclamando do time...não que eles estivessem errados, o time não estava colaborando, mas nos pareceu que a ideia era (somente) reclamar, reclamar e reclamar...um dos amigos que estava conosco, de forma diplomática nos convidou a ir assistir ao jogo na outra extremidade do estádio (próximo ao setor norte, que estava fechado) com a desculpa de que queríamos ver o ataque do Botafogo: na verdade, estávamos fugindo dos corneteiros! Nesse ínterim, reconheci um amigo das redes sociais, um amigo recente, mas infelizmente não foi possível cumprimentá - lo. Partimos para o outro lado do estádio...

O time do Botafogo conseguiu voltar pior para o segundo tempo, a torcida já estava impaciente e ficaria muito mais quando o Resende abriu o placar. De tanto tentar, o Resende (com uma bola) abriu o placar para vencer a partida. Começaram - se as vaias do tipo: "vergonha, time sem vergonha", "queremos jogador"; "fora Mufarrej"; "Assume Moreira Sales"; "time sem sangue"; "time sem raça"...foi foda: a torcida já não aguenta mais tanto descaso! entra ano e sai ano, a credibilidade só diminui (como já disse nesta crônica), a chacota aumenta cada vez mais; é humilhação atrás de humilhação...Vários jogadores tiveram seus nomes citados, vaiados; já. já falarei um pouco melhor sobre isso.

Gatito foi poupado das criticas e vaias: foi escolhido pelo torcedor o melhor em campo! O mesmo Gatito reclamou da falta de atenção da defesa do Botafogo: pagou pra geral e ficou mais puto ainda (segundo alguns) quando Marcinho perdeu uma bola que não poderia perder a qual originou no gol do Resende: toda vez que Marcinho tocava na bola, era vaiado; Marcelo (ao contrário do jogo contra o Flamengo) não estava bem; Gabriel era o mais lúcido por lá; não sei se foi deboche ou ironia (acho que não), mas a amiga que estava comigo que quem estava se esforçando, correndo, buscando alguma coisa era o contestável lateral Gilson! Quando disse que não acredito que tenha sido deboche ou ironia é devido ao fato de, o amigo que estava ao meu lado ter concordado com ela!

Teve torcedor mandando Leandro Carvalho voltar para o Ceará: foi bastante hostilizado, vaiado e "ofendido" pelo torcedor: Ele mesmo disse que não queria voltar...Erik ainda não mostrou a que veio e Kieza continua sem produzir porra nenhuma, fazendo com que a irritação do torcedor aumente a cada jogo!

Só que houve um momento em que a torcida se dividiu: ao que nos pareceu, uma das organizadas, toda vez que o Resende pegava na bola (já no final do segundo tempo) gritava : "olé"! Porra, aí é sacanagem...voltaram a vaiar os jogadores; uma outra amiga minha disse que não tínhamos que vaiar os jogadores naquele momento, mas sim, a diretoria! Segundo ela, a culpa é da diretoria por ter renovado com o técnico Zé Ricardo (mas aí eu pergunto: tem algum outro para assumir este time?); Quem está contratando é a diretoria! No término do jogo, quando um amigo falou que nós éramos o último na classificação geral do campeonato Carioca, esta minha amiga disse que está preocupada com isso, muito mais do que ficar sem ganhar título; disse ainda que, seria melhor nem irmos para a sul americana e que se continuar desse jeito faremos mais um vexame na copa do Brasil! Atônitos, ainda custamos um pouco a nos levantar para sairmos do estádio; um dos amigos brincou dizendo: "vamos pessoal, não tem terceiro tempo"! Rimos nervosos. Se tivesse terceiro tempo era bem capaz do Resende ampliar o placar...

A caminho da rua, com certo ar de preocupação (nunca havia, até então) visto meu amigo desta forma, ele disse que estar na última posição do grupo (e há quem diga, no geral) do campeonato carioca, que seria vergonhoso irmos para a série B do mesmo e disse (também) algo que (antes de eu estar com ele) já havia dito: se for para cair no carioca, é melhor começar do zero: será a nossa última humilhação, uma humilhação que se perpetuará por muitos e muitos anos: a história do "chororô" será pouco perto deste insulto! Então, lembro do que um dos meus amigos disse (lá em cima, no início da crônica): "volto quando essa diretoria sair"...será que sobrará algum Botafogo? se sobrar, será que, não será (novamente) terra devastada? Será que teremos que incorporar a Fênix novamente para ressurgir das cinzas?

A "aventura" de se assistir a mais um jogo do Botafogo (frustrante) estava chegando ao fim. Um outro amigo me disse assim: "nosso time está ruim". Respondi: Ruim, não, nós estamos mesmo é fodidos! Um outro amigo com o qual nos encontramos na saída do estádio disse assim: "para ficar ruim, o Botafogo ainda terá que melhorar muito"! Este é o sentimento da nossa torcida...eu gostaria de tratar sobre outros assuntos, mas ficará para uma próxima crônica.

Saudações Alvinegras!
Botafogo 0 x 1 Resende - para refletir Botafogo 0 x 1 Resende - para refletir Reviewed by Thiago de Castro on fevereiro 01, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade

Ads Home
FogoNotícias